limão

O limoeiro é originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido dos antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se em livro sobre a agricultura datado do século III ou IV. Trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Gênova em meados do século XV, bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.

Pertencente à família Rutaceae, os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros.

Reproduz-se de preferência em regiões de clima quente ou temperado.

O limão (Citrus x limon) é o fruto do limoeiro. Utilizado em 1742 pela marinha britânica para combater o escorbuto, o limão popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia de 1918), mas apenas nos anos 1930 foi isolada e identificada a substância que combate o escorbuto: o ácido ascórbico ou vitamina C.

O sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico, por litro.

O limão também possui limoneno, uma substância química, orgânica, natural, volátil, pertencente à família dos terpenos, encontrada em frutas cítricas (cascas, principalmente de limões e laranjas), responsável pelo cheiro que essas frutas apresentam. Atualmente uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo, o limão contém vitaminas B1, B2 e B3, pró-vitamina A (caroteno) – que se encontra principalmente na casca – e vitamina A na polpa fresca e no sumo.

Apresenta grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo, além de apreciáveis percentagens de ácido cítrico e málico e pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.

O PRODUTO

FRULIX TF LIMÃO é obtido pelo processamento de frutos maduros de limão (Citrus x limon) através de tecnologia exclusiva da Assessa. As frutas são colhidas, selecionadas, tratadas e beneficiadas. A polpa pura das frutas é submetida a um processo biotecnológico que fornece, ao final, todos os componentes ativos, nas concentrações encontradas na fruta original.

É um ingrediente altamente concentrado, produzido SEM A ADIÇÃO DE SOLVENTES.

PROPRIEDADES

As vitaminas, proteínas e bioflavonóides presentes em FRULIX TF LIMÃO contribuem para a melhoria da elasticidade da pele, além de apresentar atividades antioxidantes e dermoprotetoras.

FRULIX TF LIMÃO é também recomendado para formulações de produtos de hair-care tais como shampoos e condicionadores, por suas propriedades protetoras e nutritivas.

APLICAÇÕES

FRULIX TF LIMÃO é compatível com a maioria dos ingredientes utilizados em formulações cosméticas e pode ser incluído em fórmulas de

  • Loções refrescantes
  • Máscara para peles mistas
  • Máscaras capilares
  • Shampoos
  • Condicionadores
  • Finalizadores
  • Cremes de pentear
Para maiores detalhes, solicite-nos as Informações Técnicas sobre este produto.
Voltar