Frulix Maracujá
A tecnologia FRULIX é baseada em um processo biomimético exclusivo da Assessa, que reproduz o amadurecimento natural das frutas, modificando a estrutura da polpa e transformando-a em um líquido cristalino, com todos os ingredientes ativos da fruta, em concentrações equivalentes às encontradas na natureza. FRULIX TF MARACUJÁ é obtido a partir da polpa fresca da fruta, é livre de solventes e 100 % natural.
A PLANTA
O maracujá sempre foi utilizado como medicamento valioso
As plantas que fornecem o maracujá são trepadeiras exuberantes da família das Passifloraceae, que possui um grande número de espécies com utilização semelhante. Consumido como alimento ao natural ou na forma de suco, sorvete, doce ou até acompanhando bebidas alcoólicas, o maracujá sempre foi utilizado pelos indígenas desde os tempos pré coloniais como medicamento valioso. As folhas têm reputação por sua atividade anti-inflamatória e cicatrizante e, na forma de chás, como sedativo. No passado, o suco da fruta era prescrito por médicos no tratamento de irritações oculares. A polpa do maracujá, por sua vez, é rica em bioflavonóides antioxidantes e minerais importantes como o potássio, cálcio, magnésio e ferro, contendo ainda teores razoáveis de vitamina C e A.
A flor da paixão
O maracujá é o fruto de uma planta originária do Brasil. A beleza das flores deixou os colonizadores portugueses impressionados. Eles as relacionaram com a paixão de Cristo: a corola franjada representaria a coroa de espinhos, os três estigmas, que recebem o pólen, seriam os pregos, os cinco estames seriam as feridas, as dez sépalas e pétalas representariam os apóstolos de Cristo (deixando de fora Pedro, que o negou e Judas, que o traiu). Alguns diziam ver a cruz no centro da flor. Por este motivo o nome botânico do gênero ficou sendo Passiflora: passio (paixão) e flora (flor).
Composição
Os teores de proteínas, vitaminas e sais minerais podem ser observados nas tabelas a seguir.
Proteínas (mg/l)
Vitaminas*
*Análise realizada após shelf-life de 4 meses.
Sais minerais(mg/l)
Por ser mais concentrado, FRULIX TF MARACUJÁ deve ser utilizado em concentrações menores do que as normalmente usadas quando se formula com extratos convencionais.
Propriedades
Atividade antioxidante
O ensaio de atividade antioxidante foi realizado segundo o protocolo de Fenton, comparando FRULIX TF Maracujá com uma solução salina (placebo) e com o manitol como controle positivo. O gráfico a seguir representa a atividade antioxidante comparada à atividade da solução salina.
Inibição de decomposição de deoxi-ribose (segundo Fenton)
FRULIX TF MARACUJÁ apresenta excepcional atividade antioxidante (82,4%) comparado ao placebo.
Funções
O maracujá é uma fruta rica em vitaminas, proteínas, açúcares essenciais, bioflavonóides antioxidantes e sais minerais. FRULIX TF MARACUJÁ apresenta propriedades adstringentes, nutrientes e protetoras e é indicado em fórmulas de tratamento, limpeza e proteção dos cabelos. FRULIX TF MARACUJÁ é especialmente recomendado em produtos para tratamento de cabelos rebeldes (mistos ou oleosos), ou para condicionamento e proteção em produtos leave-on. As propriedades do maracujá tornam FRULIX TF MARACUJÁ também indicado para o tratamento da pele, em produtos com apelo nutritivo e calmante.
Indicações de uso
FRULIX TF Maracujá é compatível com a maioria dos ingredientes utilizados em formulações cosméticas para tratamento de pele e cabelo e pode ser incorporado a frio, diretamente à fase aquosa das fórmulas, segundo sugestões de concentração encontradas na tabela a seguir. É estável a temperaturas até 90 °C, em condições de pH que vão de 4 a 11.