" /> Skip to main content

Frulix Cajá

Frulix Cajá

Ingrediente altamente concentrado, produzido sem adição de solventes.

Baixe o boletim
INCI NAME

Spondias Mombin Fruit Extract, Sodium Benzoate and Potassium Sorbate

Frulix Cajá
Antioxidante para a pele e o cabelo

A polpa do cajá possui cor amarela forte e contém quantidades significativas de compostos antioxidantes como fenólicos, carotenoides, taninos e vitamina C. Os compostos fenólicos são moléculas associadas à prevenção de danos cutâneos.

Possuem ação antioxidante sobre o estresse oxidativo da pele devido à capacidade de neutralizar os radicais livres. Os carotenoides, também antioxidantes, atuam em distúrbios de fotossensibilidade, como o eritema. A polpa possui concentração significativa de Vitamina C. Moléculas antioxidantes também atuam na prevenção de danos às fibras capilares. A radiação UVA no cabelo causa a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS). Estudos mostram que essa foto-oxidação envolve a quebra das ligações entre carbono e enxofre (C-S) das proteínas e também causa a oxidação de lipídios (importante para hidrofobicidade e proteção dos cabelos) e degradação da melanina. As propriedades mecânicas do fio são prejudicadas quando ocorre a oxidação da cisteína em ácido cístico. Em relação aos macrominerais, o cajá possui um elevado teor de magnésio, potássio e fósforo.

A árvore do cajá

Com uma das maiores biodiversidades do mundo, o Brasil possui inúmeras espécies frutíferas, entre elas o cajá, que pertence à família Anacardiaceae, gênero Spondias. O cajá é encontrado nas áreas tropicais da América, Ásia, África e no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Produz uma fruta conhecida como cajá ou taperebá (Spondias mombin L) no Brasil; ciruela amarilla no México e Equador; jobo na América Central e hog plum ou yellow mombin na América do Norte.

Como produto concentrado, FRULIX CAJÁ deve ser usado em dosagens menores do que as normalmente usadas com extratos convencionais.

Funções

Os compostos fenólicos e carotenoides presentes em FRULIX CAJÁ contribuem para a melhoria da elasticidade da pele e possuem atividade antioxidante e dermoprotetora. FRULIX CAJÁ também é recomendado para formulações de produtos capilares por suas qualidades protetoras e nutritivas.

Níveis de uso

FRULIX CAJÁ é compatível com a maioria dos ingredientes utilizados em formulações cosméticas para o tratamento da pele e dos cabelos e pode ser incorporado a frio, diretamente na fase aquosa das fórmulas, conforme sugestões encontradas na tabela abaixo. É estável em temperaturas de até 90°C, em condições de pH de 4,00 a 11,00.

PRODUTO%
Creme hidratante 0,3 a 0,8
Loção hidratante0,2 a 0,6
Creme noturno 0,5 a 1,0
Creme nutritivo0,5 a 1,0
Shampoo 0,2 a 0,4
Condicionador0,2 a 0,4
Máscara capilar0,3 a 1,0
Leave-on0,3 a 1,0

Processo exclusivo Frulix

1. A tecnologia

FRULIX é obtido através de um processo biotecnológico exclusivo que imita o amadurecimento natural da fruta. Utilizando as enzimas nativas que alteram a textura da fruta durante seu amadurecimento, é possível transformar sua polpa em um líquido cristalino.

2. Produção de enzimas

Os frutos são colhidos, lavados e processados em uma pasta. A pasta é inoculada com microorganismos e a massa semi-sólida é colocada para fermentar. A mistura é separada e as enzimas removidas.

3. Processamento das frutas

As frutas são processadas para obtenção da polpa. As sementes e a casca são descartadas. A polpa é inoculada com as enzimas Frulix. Os resíduos (fibras, sólidos) e enzimas são removidos.

4. Frulix

O líquido cristalino obtido na separação recebe conservantes e a mistura é envasada.