QUIDITAT NWA
ASSOCIAÇÃO SINÉRGICA
Quiditat NWA é um produto baseado na formação, em condições especiais, de uma associação sinérgica de biopolímeros de algas marinhas da classe Rhodophyceae com polissacarídeos de Aloe barbadensis. Esta associação forma uma rede interpenetrante que combina as propriedades cicatrizantes, hidratantes, anti-inflamatórias e protetoras dos dois ativos, com substantividade dos biopolímeros de algas marinhas. A formação desta rede resulta em uma associação sinérgica de benefícios, com a criação de um poderoso hidratante com todas as propriedades de cada um dos ativos, onde os grupos sulfato dos polissacarídeos marinhos atuam como âncoras biológicas, prendendo a rede às proteínas da pele e do cabelo.
Benefícios
Alinhamento de Cutícula, Brilho, Hidratação dos Cabelos, Maciez, Renovação Celular, ReparaçãoINCI NAME
Kappaphycus Alvarezii Extract, Eucheuma Spinosum Extract, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Sodium Benzoate and Potassium Sorbate
Conceito
Redes Poliméricas Interpenetrantes
O comportamento de misturas de diferentes polímeros em solução tem sido estudado há alguns anos. Quando dois polímeros com estruturas químicas compatíveis são misturados, é possível formar-se um sistema polimérico complexo, onde as diferentes cadeias se entrelaçam de tal modo que se forma um material inteiramente novo, com propriedades diferentes daquelas dos materiais que o originaram. Essas redes recebem o nome de Redes Poliméricas Interpenetrantes. A aplicação do conceito de formação de redes interpenetrantes na preparação de ativos cosméticos à base de polímeros naturais, por sua vez, pode resultar em ingredientes com atividades biológicas inovadoras. A associação dos polissacarídeos de algas marinhas com outros biopolímeros ativos forma uma rede polimérica sinérgica com propriedades cosméticas potencializadas.
ALOE BARBADENSIS E ALGAS MARINHAS
Os extratos de Aloe barbadensis estão entre os bioativos vegetais mais utilizados em cosméticos, sendo ricos em açúcares, sais orgânicos e aminoácidos. Suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e hidratantes estão diretamente relacionadas à presença de glucomananas, galactanas e pectinas. Por outro lado, os polissacarídeos sulfatados de algas marinhas, componentes das biomatrizes, também possuem propriedades suavizantes e hidratantes, sendo ainda substantivos às proteínas da pele e do cabelo.
QUIDITAT NWA é uma rede formada pelos ingredientes ativos de algas marinhas e Aloe barbadensis.
AÇÃO HIDRATANTE
O aumento na densidade de biopolímeros por unidade de área produz um aumento da capacidade de retenção de água na superfície tratada. A reatividade dos grupamentos sulfato com as proteínas da pele e dos cabelos resulta assim em um ingrediente com poderosa ação hidratante. Um ensaio realizado por análise gravimétrica ilustra a capacidade do Quiditat NWA de retenção de água nos cabelos quando comparada a um tratamento feito apenas com extrato de Aloe barbadensis.
RETENÇÃO DA UMIDADE EM CABELOS
ATIVIDADE BIOLÓGICA
A ação sinérgica resultante da associação dos polissacarídeos de Aloe barbadensis e de algas marinhas também pode ser observada quando comparamos a ação sobre culturas de fibroblastos humanos dos polissacarídeos de Aloe barbadensis com a atividade de Quiditat NWA. Quiditat NWA é duas vezes mais ativo do que o Aloe puro, o que justifica a aplicação do conceito de Aloe PLUS ao produto.
PRODUÇÃO DE FIBROBLASTOS
INDICAÇÕES DE USO
Quiditat NWA pode ser utilizado em produtos com forte apelo de hidratação e tratamento para a pele e o cabelo. QUIDITAT NWA deve ser dissolvido a quente (temperaturas entre 40 °C e 80 °C) na fase aquosa da formulação, sendo compatível com a maioria dos ingredientes utilizados em fórmulas cosméticas. Pode, no entanto, apresentar problemas (floculação / precipitação) na presença de sais de amônio quaternário e cátions di- ou trivalentes.