O cabelo é uma estrutura físico-química extremamente complexa e sofisticada.

Como material de preenchimento dos espaços vazios destas estruturas complexas encontramos outro grupo de proteínas amorfas, conhecido genericamente como Proteínas Associadas à Queratina, ou KAPs (Keratin-Associated Proteins).

A estrutura e as propriedades finais do cabelo são definidas pelas interações entre a queratina e as KPAs, através da formação das ligações cruzadas entre estas proteínas. A formação destas ligações é determinante para conferir a resistência mecânica final do cabelo.

As KAPs do grupo GHT são aquelas responsáveis pela adesão entre as estruturas e entre o córtex e as cutículas, além da flexibilidade e resistência dos fios.

Por sua natureza, estas KAPs são mais solúveis e menos resistentes às agressões químicas e ambientais do que a queratina e as KAPs dos grupos HS e UHS, e são as primeiras proteínas a serem danificadas e removidas quando os cabelos sofrem tratamentos químicos como relaxamento, clareamento ou tingimento com tinturas permanentes ou semipermanentes.

Estes tratamentos causam uma diminuição na coesão entre as proteínas da matriz, levando a um inchamento do córtex e à alteração da ordenação das cutículas.

Ao final do tratamento, as cutículas permanecem desalinhadas e o córtex, exposto aos agentes químicos e aos solventes, perde seu material de coesão, tornando-se frágil e quebradiço.

O PRODUTO

FILCORTEX é um ativo de alto desempenho para o tratamento de cabelos frágeis e danificados por tratamentos químicos.

PROPRIEDADES

FILCORTEX combina a ação substantiva de aminoácidos com alto teor de glicina/tirosina projetados para a reposição das proteínas de coesão do córtex (KAPs – GHT) com um exclusivo sistema de reposicionamento de cutículas, que auxilia na fixação dos aminoácidos sobre o córtex, aumentando a massa capilar e reforçando sua estrutura.

APLICAÇÕES

FILCORTEX deve ser incorporado a temperaturas entre 40 ºC e 50 ºC na fase final da formulação, sendo compatível com a maioria dos ingredientes normalmente utilizados em fórmulas cosméticas, tais como:

  • Shampoos
  • Condicionadores
  • Máscaras hidratantes para cabelos
  • Seruns para cabelos
Para maiores detalhes, solicite-nos as Informações Técnicas sobre este produto.
Voltar