Skip to main content

Eu sou muito especial

Notícias 27 de junho de 2018

A sua empresa está preparada para o desafio de conquistar o novo consumidor?

Ele é muito especial

Este novo consumidor é guiado por um desejo cada vez maior de ter uma vida mais leve e saudável. Ele investiga as empresas que querem lhe vender seus produtos, quer saber como produzem e até os ingredientes que utilizam. Este consumidor aprende ao longo do tempo a procurar benefícios ao invés de apenas preço. Ele abraça o digital e com ele todas as possibilidades de utilização de realidade aumentada e de personalização de produtos e serviços. Aceita não “ter” tantas coisas, aceita compartilhar escritórios, espaços, carros, bicicletas, reivindica pelos seus direitos utilizando as mídias sociais. Este novo consumidor – NÓS, nunca tivemos tanto poder de influenciar a indústria e alterar o curso da história.

Se fosse possível sintetizar em um único personagem, um avatar, que consolidasse esse novo consumidor, e escutar os seus desejos, ele diria em alto e bom tom “Eu sou muito especial”. E em sua manifestação de desejos mais sinceros, não pararia por aí. Diria ainda “eu sou tão especial que mereço o melhor para o meu corpo e minha mente. Eu sou tão especial que quero viver em um planeta limpo e saudável. Eu sou tão especial que de agora em diante só quero comprar produtos de empresas responsáveis com o meio ambiente. Eu sou tão especial que quero conhecer o que entra na fabricação dos produtos que eu compro e como são feitos. Eu sou tão especial que quero produtos feitos especialmente para mim.”

Do outro lado, as empresas nunca estiveram tão expostas. Em uma realidade onde quase toda informação está a apenas um clique de distância, não existem gigantes sagrados. Grandes ou pequenas, todas respondem pelas estratégias e atitudes que tomam, pelas escolhas que fazem, pelos parceiros que escolhem. Identificar os parceiros corretos de negócio, que compartilham os mesmos valores e fazem de verdade o que afirmam em suas campanhas de marketing, tem demandado um esforço enorme de empresas sérias. Quem quer continuar relevante para esse novo consumidor, que deseja produtos naturais de verdade, que sabe que merece uma vida mais saudável e tem noção do seu impacto no mundo, não pode mais adiar o desafio de rever sua linha de produtos ou serviços.

Este momento único na história vai exigir grandes transformações nas empresas. Como o tempo é curto e as transformações podem ser demoradas, o momento para a tomada de decisão é agora.

A sua empresa está preparada para o desafio de conquistar este novo consumidor?

Ele é muito especial e o seu número aumenta a cada dia.