Da mesma forma que adotamos as dietas DETOX ao ingerimos alimentos com alta capacidade de remoção de toxinas do corpo, é preciso também adotar tratamentos para eliminar as toxinas absorvidas pelos cabelos.
FIBER DTOX é um ativo desenvolvido para tratamentos de detoxificação, com altíssima capacidade de remoção de íons metálicos e de outras toxinas absorvidas na superfície dos cabelos.
Segundo alguns autores, o cabelo é um “dosímetro biológico” ou um “espelho do ambiente” onde o indivíduo foi exposto. Isto porque o cabelo é capaz de absorver substâncias químicas quando fica exposto a elas durante um certo tempo.
As fibras capilares são capazes de absorver substâncias tóxicas presentes em ambientes poluídos. Estas substâncias podem, uma vez ligadas ao cabelo, causar danos severos à estrutura da fibra. Até mesmo a água tratada que usamos para tomar banho apresenta metais pesados em sua composição, que se acumulam no cabelo ao longo do tempo.
Quando a fibra capilar já sofreu algum ataque químico, como descoramento ou tingimento, ela se torna ainda mais porosa e reativa, agravando o problema.
A tabela a seguir mostra os teores de cobre encontrados em amostras de cabelo virgem e descolorido, e demonstra que o cabelo virgem pode acumular uma quantidade de cobre 10 vezes maior do que a encontrada na água da torneira. Quando o cabelo já sofreu algum ataque químico, sua capacidade de absorção de metais pesados chega a ser 100 vezes maior.
Tabela 1: teor de íons cobre absorvidos no cabelo
Os metais, as reações de Fenton e a estrutura do cabelo
Em 1894 o cientista H. Fenton descobriu que certos metais na presença de peróxido de hidrogênio (H2O2) podem atuar como catalisadores para gerar radicais hidroxila altamente reativos (fig.1).
Figura 1: esquema simplificado da reação de Fenton
Quando o cabelo apresenta acúmulo de metais tóxicos como o cobre ou o ferro e é tratado com produtos que contenham água oxidenada (tinturas, clareamento, luzes), estes metais catalisam a geração de radicais livres que atacam as fibras capilares, destruindo suas defesas naturais. Como os metais são preferencialmente absorvidos na cutícula, o ataque principal dos radicais livres ocorre na sua superfície, removendo o ácido 18-metil eicosanóico ligado à camada F e danificando a sua estrutura (fig. 2) .
Figura 2: Decomposição de ácido 18-metil eicosanóico
Para prevenir os danos estruturais e garantir a sua integridade, é necessário remover estes metais da superfície do cabelo, num processo de desintoxicação das fibras capilares.
FIBER DTOX combina moléculas naturais obtidas a partir de quatro plantas diferentes, cada uma delas com habilidades específicas de captura, limpeza e remoção dos poluentes encontrados na superfície dos cabelos.
FIBER DTOX é recomendado para uso em produtos de pré-lavagem de cabelos que serão expostos à água oxigenada como tinturas, clareamentos, luzes e mechas.