" /> Skip to main content

FRULIX MANGA

FRULIX MANGA

FRULIX MANGA é obtido através de um exclusivo processo biotecnológico que mimetiza o amadurecimento natural da fruta. Usando as enzimas nativas da fruta, a Assessa transforma a polpa em um líquido cristalino com todos os componentes ativos em concentrações equivalentes às encontradas na fruta natural. É um ingrediente altamente concentrado, produzido sem a adição de solventes.

Baixe o boletim
INCI NAME

Mangifera Indica Fruit Extract, Sodium Benzoate and Potassium Sorbate

Manga
Rica em vitamina A

A mangueira, originária da Índia, é uma árvore tropical que pertence à família das Anacardiaceae, a mesma do cajueiro. No Brasil, existem cerca de quinhentas variedades de manga, apresentando grande variação de tamanho, forma e cor. As mangas menores são do tamanho de uma nêspera, enquanto as variedades maiores chegam a pesar até 2 kg. Também na forma, os diferentes tipos de manga variam muito, podendo ser redondas, ovais, em forma de coração ou alongadas.

Em relação à cor, podem ter a casca bem verde, amarela ou vermelha. A polpa da manga é suculenta, com sabor bem característico, algumas vezes fibrosa e de cor que varia do amarelo-claro ao alaranjado escuro.

A manga é riquíssima em vitamina A (sobretudo quando madura) e contém quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B e vitamina C, além de alguns sais minerais, principalmente ferro. Também tem propriedades diuréticas, o que a torna aconselhável para as pessoas que tendem a reter líquidos no organismo.

As cascas da árvore são utilizadas na forma de chá para o tratamento de cólicas. As folhas e a polpa do fruto em xarope são recomendadas contra tosses e bronquites. As cascas e as folhas são também empregadas em outros tratamentos, como o da asma.

Composição

Proteínas (mg/l)

Sais minerais

Vitaminas*

*Análise realizada após shelf-life de 4 meses

Por ser um produto mais concentrado, FRULIX MANGA deve ser utilizado em concentrações menores do que as normalmente usadas quando se formula com extratos convencionais.

Atividade antioxidante

O ensaio de atividade antioxidante foi realizado segundo o protocolo de Fenton, comparando FRULIX MANGA com uma solução salina (placebo) e com o manitol como controle positivo. O gráfico representa a atividade antioxidante comparada à atividade da solução salina.

Inibição de decomposição de deoxi-ribose (fenton)

FRULIX MANGA apresenta excepcional atividade antioxidante quando comparado ao placebo (81,7%).

Funções

A manga é nutritiva, rica em vitaminas, açúcares essenciais, flavonoides antioxidantes e sais minerais. FRULIX MANGA apresenta propriedades emolientes, hidratantes, nutrientes e protetoras e é indicado em produtos de hair care  (shampoos, máscaras de tratamento, condicionadores, etc) em fórmulas para reforço, nutrição e proteção de  cabelos enfraquecidos. As propriedades hidratantes da fruta recomendam o uso de FRULIX MANGA também para o tratamento da pele em produtos com apelo nutritivo e hidratante.

Aplicações

Skin Care

Emulsões, máscaras, séruns, produtos para a pele madura e sabonetes líquidos e em barra.

Hair Care

Shampoos, condicionadores, máscaras capilares, leave on e séruns.

Indicações de uso

FRULIX MANGA é compatível com a maioria dos ingredientes utilizados em formulações cosméticas para tratamento de pele e cabelo e pode ser incorporado a frio, diretamente à fase aquosa das fórmulas, segundo as sugestões de concentração encontradas na tabela a seguir. É estável à temperaturas de até 90°C, em condições de pH que vão de 4,00 até 11,00.

Processo exclusivo Frulix

1. A tecnologia

FRULIX é obtido através de um processo biotecnológico exclusivo que imita o amadurecimento natural da fruta. Utilizando as enzimas nativas que alteram a textura da fruta durante seu amadurecimento, é possível transformar sua polpa em um líquido cristalino.

2. Produção de enzimas

Os frutos são colhidos, lavados e processados em uma pasta. A pasta é inoculada com microorganismos e a massa semi-sólida é colocada para fermentar. A mistura é separada e as enzimas removidas.

3. Processamento das frutas

As frutas são processadas para obtenção da polpa. As sementes e a casca são descartadas. A polpa é inoculada com as enzimas Frulix. Os resíduos (fibras, sólidos) e enzimas são removidos.

4. Frulix

O líquido cristalino obtido na separação recebe conservantes e a mistura é envasada.