Skip to main content

Nova rota para proteção dos cabelos contra UV sem uso de filtros solares

Notícias 16 de janeiro de 2022

É possível proteger os cabelos dos danos causados pelos raios UV sem o uso de protetores solares.

Estudos recentes revelaram a existência de uma nova rota de dano capilar envolvendo uma série de reações fotoquímicas ativadas por UV, mediadas pelo triptofano.

Reações fotoquímicas ocorrem de forma diferente das reações controladas pelo calor, pois passam por intermediários de alta energia que resultam em transformações que não seriam possíveis por processos térmicos.

A reação fotoquímica da cistina livre em tióis e sulfatos envolve aminoácidos aromáticos como tirosina e triptofano como sensibilizadores, ou ativadores, que absorvem a energia UV e são levados a um estado eletrônico excitado. Esse intermediário de alta energia transfere elétrons para as ligações dissulfeto na cistina e leva à formação de cisteína e derivados oxigenados.

Estudos mais recentes (Zhao, Z el al, J. Agric. Food Chem. 2020, 68, 6900-6909) revelaram a existência de um mecanismo semelhante, envolvendo as mesmas reações fotoquímicas ativadas pelo triptofano, levando à quebra das ligações dissulfeto em proteínas.

A ação do ORMAGEL XPU nas proteínas capilares bloqueando a ativação do triptofano já era conhecida pelos cientistas da ASSESSA que, inspirados no trabalho de Zhao e colegas, realizaram um novo estudo para verificar se esse bloqueio seria eficiente para impedir os danos fotoquímicos do UV no cabelo SEM A NECESSIDADE DE USAR FILTROS SOLARES.

No estudo, cabelos tratados com fórmulas de xampu, condicionador e leave-on SEM PROTETOR SOLAR, contendo apenas 0,8% de ORMAGEL XPU e fios tratados com fórmulas placebo foram expostos ao simulador de radiação solar ultravioleta Q-Sun Xenon por 96 horas.

O dano foi avaliado através das alterações nas ligações -SS- no cabelo utilizando Espectroscopia de Infravermelho em uma faixa espectral de 2000 a 700 cm-1. A área dos sinais obtidos em 1040 cm-1, correspondendo ao estiramento da ligação S =O dos grupos –SO3– e –SO2-, indicativos de degradação e oxidação da cistina, foi quantificada e lançada em gráfico.

A comparação entre as áreas mostra que os cabelos tratados com fórmulas SEM FILTRO SOLAR contendo 0,8% de ORMAGEL XPU apresentaram uma redução de 28% na degradação da cistina quando comparadas com o placebo, COMPROVANDO A AÇÃO DE PROTEÇÃO DOS CABELOS CONTRA A AÇÃO DO UV.

Saiba mais sobre o ORMAGEL XPU